Rochas magmáticas
Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma, daí o nome rochas magmáticas. Durante o arrefecimento, vão-se separando os minerais, de acordo com as diferentes condições de temperatura e de pressão.
As rochas magmáticas podem ser:
- Rochas magmáticas plutónicas (ou intrusivas) - formam-se quando a solidificação do magma ocorre no interior da crusta, com arrefecimento lento. Exemplo: O granito.
- Rochas magmáticas vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um arrefecimento muito rápido na superfície. Exemplo: O basalto.
Rochas sedimentares
Essas rochas são formadas a partir da desagregação de outras rochas ou matéria orgânica.
Podem ser:
- Rochas sedimentares detríticas - são formadas a partir de detritos de outras rochas. Exemplo: O arenito.
- Rochas sedimentares químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Exemplo: As estalactites.
- Rochas sedimentares biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Exemplo: O carvão é formado a partir dos resíduos de vegetais.
Rochas metamórficas
Essas são formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultâneamente. Exemplo: O mármore é formado a partir do calcário.
REFLEXÃO
Posso reflectir que as rochas são como "arquivos" que relatam a história da Terra porque algumas das características das rochas permitem-nos recuar para o passado da Terra e prever as condições ambientais que terão estado na sua origem.
Sem comentários:
Enviar um comentário