quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Calçada do Gigante


    A Calçada dos Gigantes é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte.

    Fica numa área de basalto compacto. A actividade vulcânica nessa área fez o magma subir através de fendas no calcário, com temperatura média superior a 1000 °C. Quando entrou em contacto com o ar,  o magma arrefeceu e solidificou-se. O magma é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma encolhia-se à medida que arrefecia lentamente e, por causa de sua composição química, formaram-se, na superfície, fendas com forma de um hexágono regular. Enquanto o magma continuava a arrefecer por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto.




REFLEXÃO

    Nós ao sabermos que o basalto são rochas magmática vulcânicas, podemos concluir que, nessa região, em tempos antigos terá existido um vulcão activo. 
     Com isto pretendo informar que quando numa determinada região encontrarem afloramentos de rochas basálticas, por exemplo, é sinal de que naquele sitio existiu um vulcão activo.      

Sem comentários:

Enviar um comentário