A vulcanologia é o ramo da Ciência da Terra que estuda a formação, a distribuição e a classificação dos fenómenos vulcânicos.
Distinguem-se dois tipos principais de vulcanismo: o primário e o secundário. Hoje vou abordar o vulcanismo primário.
Vulcanismo primário
O vulcanismo primário caracteriza-se pela ocorrência de erupções (efusiva, explosiva ou mista), com libertação de lava, gases ou piroclastros. As manifestações de vulcanismo primário podem ser de dois tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural.
- Vulcanismo central - é caracterizado pela presença de um vulcão, onde ocorre a ascensão de materiais com origem no interior da terra.
- Vulcanismo fissural - onde os materiais vulcânicos são expulsos através de fracturas da superfície terrestre.
Vulcão (vulcanismo central)
Um vulcão é, na maior parte das vezes, uma estrutura de forma cónica - cone vulcânico, que possui uma depressão na parte central, a cratera, que se prolonga para o interior da Terra por meio de um canal, a chaminé vulcânica. esta permite a ascensão do magma contido nas câmaras magmáticas. O magma contido na câmara magmática, constitui a bolsada magmática. para além do cone principal, podem existir cones mais pequenos designados por cones secundários.
Formação de uma caldeira
Vou mostrar uma breve explicação sobre a formação de uma caldeira. A caldeira que vamos ver neste vídeo em tempos foi uma montanha, esta é a Crater Lake (Lago da Cratera) que era a montanha Mazama, situada nos Estados Unidos da América.
Caso o video pare a meio entre em: http://www.youtube.com/watch?v=rjEWlwY9aM8&feature=youtu.be
Vulcanismo fissural
Caracterização dos vários tipos de erupções
Fonte: REIS, Jorge; LEMOS, Paulo; GUIMARÃES, António. Preparação para o Exame Nacional 2007 Biologia e Geologia. Porto: Porto Editora, 2007
REFLEXÃO
Desde a antiguidade, diria mesmo, desde o aparecimento do nosso Planeta, o Homem está constantemente à procura de algo mais. Será que procura apaziguar a Natureza, tentando evitar a todo o custo a erupção dos vulcões, ou pelo contrário, maltrata-a de tal maneira que o nosso planeta vive em constante perigo? Gosto de pensar que o homem pretende com a sua pesquisa, com todo a seu conhecimento, tentar encontrar uma maneira de vencer os vulcões...
Sem comentários:
Enviar um comentário